sábado, 2 de abril de 2016

Gnose

Gnose, literalmente, quer dizer "conhecimento". Mas, se até os eruditos e as pessoas cultas desconhecem (ou conhecem de forma equivocada) o que é Gnose, logo, o grande desafio que se apresenta aqui é aprender a distinguir o simples conhecimento acadêmico, a simples erudição e a simples cultura intelectual de "conhecimento revelado" ou "conhecimento divino".

O termo gnose deriva do termo grego "gnosis" que significa "conhecimento". É um fenômeno de conhecimento espiritual vivenciado pelos gnósticos (cristãos primitivos sectários do gnosticismo). Para os gnósticos, gnose é um conhecimento que faz parte da essência humana. É um conhecimento intuitivo, diferente do conhecimento científico ou racional.


Gnose é o caminho que pode guiar à iluminação mística através do conhecimento pessoal que conduz à salvação. A existência de um Deus transcendente não é questionada pelos gnósticos, pelo contrário, veem no conhecimento divino um caminho para atingir um conhecimento mais profundo da realidade do mundo.


O gnosticismo está relacionado com ensinamentos esotéricos da cultura grega e helenística, que expõe aos seus iniciados um caminho de salvação que tem como base o conhecimento de certas verdades ocultas a respeito de Deus, do homem e do mundo.

O gnosticismo cristão designa um conjunto de crenças de natureza filosófica e religiosa cujo princípio básico assenta na ideia de que há em cada homem uma essência imortal que transcende o próprio homem. Assim, o homem é visto como um ser divino que caiu na terra de forma desastrosa, e que só pode se libertar dessa condição através de uma verdadeira Revelação.


O gnosticismo pode ser qualificado como uma religião. No entanto, apesar de não ser considerada como uma religião, a maçonaria está relacionada no sentido em que tem como objetivo alcançar o Conhecimento Integral (profundo conhecimento em várias áreas distintas), ou seja, tem bastantes semelhanças com o gnosticismo, onde a gnose desempenha um papel de grande relevância.


Pensar para onde você vai após a morte, pensar a onde esteve antes de nascer, pensar se existem outros mundos, pensar em deus e suas obras naturais, pensar no amor e questionar-se, pensar que tudo isso aqui tem um objetivo real, mesmo pequenos dentro da galáxia; Tudo isso é Gnose, o conhecimento do homem que acredita em deus ou em alguma força de energia maior e questiona para tentar compreender seus objetivos.

Não se pode ser ateu como membro da Ordem, o membro deve ser alguém altamente espiritual, que acredita e possui fé nos fundamentos e dogmas religiosos; um membro não pode possuir preconceito e deve ter sempre a mente aberta a novas possibilidades e novos conhecimentos; 


Um membro respeita todas as tradições, culturas e religiões alheias, sendo harmonioso e respeitoso com os demais, nunca julgando em hipótese alguma, nunca escandalizando ou transmitindo energia ruim.

Ninguém pediu para nascer, mas aqui estamos, de algum modo, por algum motivo. Por que julgar o modo de vestir, o modo de andar ou até a personalidade de outros, sendo que ninguém viu o mundo até hoje do modo que você viu, pois apenas você tem seus olhos, e isso a cada pessoa. 

Devemos sempre pensar em união, não religiosa, mas amorosa, termos amor ao próximo, sermos práticos e simples, humildes e felizes, pois não adianta guardarmos raiva ou rancor; são energias ruins que destroem a nós mesmos e a quem amamos a nossa volta.

Deus possui várias características que o homem também possui dentro de si mesmo, quer entender deus? primeiro conhece-te a ti mesmo, você descobrira que você tem amor, bondade, sabedoria, paciência, inteligencia, consciência e tudo mais um pouco que deus transmitiu ao homem; já se questionou que o homem é  ser mais inteligente da natureza, que pode se assimilar a deus para os animais que o veem, mas o homem prefere matar e destruir, o que gera uma energia ruim com ele e a natureza.

Se não sujarmos as cidades, jogarmos lixo no lixo, amarmos a beleza da natureza, observarmos mais o céu, a lua e as estrelas, observarmos como a terra muda constantemente ao girar pelo sol e a natureza do homem, analisarmos e estudar a vida, poderemos talvez, despertarmos uma consciência maior que esta adormecida dentro de nós, e talvez, só talvez, sermos tão poderosos quanto o homem primitivo era com relação a natureza e os animais. 

Quem foi o primeiro homem? Como ele viveu? Adão realmente existiu? pois a gnose abre caminhos para questionarmos a bíblia e suas tradições, é normal questionar-se. Como Adão e Eva foram os únicos seres iniciados a terra, sendo que após seculos com a descoberta de novas terras, já existiam civilizações mais antigas, como índios, maias, astecas, incas, sumérios, egípcios, atlânticos, nórdicos, hindus, ... 

O homem não pode ter sido criado em apenas um local e ter se multiplicado, a história não permite que isso seja verdade, o nascimento do homem na terra foi em todos os lugares da terra, diferentes e divididos por oceanos. Não há como sermos todos descendentes de Adão e Eva, existem raças e cores diferentes de pessoas, o que prova que cada civilização nasceu e se adaptou a cada clima e geografia local. ex:

Os africanos são negros, pois a África é quente, muito calórica, a pele branca não se adaptaria a tal calor e clima, já na Russia existem brancos pois não existe tanto calor assim, existe neve e frio, a pele branca se adapta a temperaturas mais frias e normais, o que explica que cada civilização nasceu de uma forma e lugar diferente da outra! 

Pense nas possibilidades, como se fossem infinitas, assim como o universo, as coisas podem acontecer, pense...



Nenhum comentário:

Postar um comentário