segunda-feira, 4 de abril de 2016

Cabala

A Cabala, pode ser compreendida como uma filosofia-religiosa que surgiu dos antigos povos Judeus. Cabala significa "Receber", é a uma filosofia que estuda métodos do homem trabalhar em si mesmo e receber mais influências do ser divino. Em outras palavras, Cabala é um sistema de auto-correção, onde o homem começa a mudar fatores em si mesmo que trazem ganhos em sua vida pessoal.

A Cabala fala que, o homem é um reflexo do universo, só que em miniatura. Sendo assim, ele possui todas as características e qualidades do ser criador dentro de si. Ele possui todos os elementos do universo impregnados dentro de si. A filosofia da Cabala permite que o homem se auto conheça e se auto avalie para que mudanças possam acontecer.
A filosofia da Cabala, também usa um sistema cujo o membro da Ordem deve aprender e adotar para ele, é o sistema da Árvore da Vida. Assim como uma árvore, o universo pode ser explicado e compreendido, pois apenas uma pequena semente após anos, se transforma em uma arvore gigante com milhões de folhas, o que mostra ao homem que algo pequeno pode evoluir e crescer, dentro das leis da física claro. 

O homem também é assim, a cada ano ele olha pro ano anterior e pensa em como as coisas mudaram, seja com aparência ou ate a forma como trata as pessoas. É da natureza do homem crescer e evoluir. Assim como uma árvore, que possui tronco, raiz, galhos, folhas e flores, que são coisas diferentes mas que fazem parte de um mesmo todo, assim também é o homem, com muitas características e emoções diferentes, mas que estão dentro dele mesmo.




A Árvore da Vida fala que o ser humano, é composto por duas polaridades, dois lados idênticos porém de ângulo diferentes. Isso podemos analisar em nosso próprio corpo ( dois olhos, duas orelhas, duas mãos e pés, temos dois lados que são idênticos. Ela fala também que a polaridade ou duplicidade existe em todos os planos, tanto terrestres ( macho e fêmea ) quanto cósmica ( sol e lua ). A cabala fala que cada metade do nosso corpo pertence a um gênero, sendo assim, o lado esquerdo é feminino e o direito masculino. Podemos analisar isto na Árvore da Vida da cabala, que é uma estrutura planejada e montada, feita para o homem se auto avaliar e conhecer-se . Veja abaixo:



A árvore da vida da cabala, monta uma estrutura em volta do corpo do homem, com várias esferas em sua volta. Cada esfera simboliza uma energia que a ciência não consegue explicar, mas que existe dentro do homem, como sentimentos, emoções,... Dando continuidade, o homem deve observar cada esfera e ver que cada uma possui escrita, uma característica de deus que o homem tem dentro dele. Ele deve avaliar o que ele precisa trabalhar nele mesmo, deve pensar nele e ver o que esta faltando, deve começar a trabalhar nele mesmo o que é necessário mudar, e quando finalmente ele trabalha todas as esferas, ele chega ao kéther ( Córoa ) da cabala, onde é impregnado os poderes divinos no homem; Para isso, evidentemente, existe um longo caminho de aprofundamento a ser percorrido, o que não é fácil; sendo assim ele passa a operar milagres em sua volta pois torna-se um ser de luz. Vamos ver em português:


Eles associavam o lado direito da cabala com atributos do homem e do deus, e associavam o lado esquerdo com as características da mulher e da deusa. O judaísmo não acredita em deusa, mas apoia a ideia de que o lado esquerdo pertence a mulher. Vamos trabalhar como se fossemos usar a cabala e colocar o deus e a deusa, para conhecermos nossas características. Lembrando sempre que DIREITO é MASCULINO e ESQUERDO é FEMININO. Lembrando também que a Ordem usa estudos e tradições antigas mas não se prende a elas, filtramos apenas o que é importante para nosso interesse, por exemplo, no Zoroastrismo como estudado, o gesto do criador é usado entre os membros como gesto de referencia a deus, mas não nos tornamos Zoroastristas para isso, do mesmo, usamos a Cabala para nos auto conhecermos, sem precisarmos estudar a religião Judaica. Para o membro compreender melhor uma dimensão desconhecida é necessário trabalhar sempre e procurar sozinho
o que lhe é importante para a evolução pessoa e mental. 

É importante nos conhecermos, sabermos qual das esferas é a que possui a nossa característica principal, e também procurarmos qual delas possui o nosso ponto fraco, para que ele seja trabalhado e não seja mais um ponto fraco. A ordem procura o crescimento mental e espiritual do membro, para que ele seja um membro melhor cada vez mais, levando e absorvendo a luz da compreensão. Sabemos que este sistema não é um sistema que será trabalhado em dias ou meses, mas temos a certeza de que os membros praticantes deste sistema até hoje o praticam na ordem, há cerca de 10 anos de estudo e prática constante. 

Não é necessariamente obrigado estudar sempre a cabala, mas o membro deve ter em mente que este sistema o ajudará quando o mesmo estiver passando por dificuldades e problemas em sua vida e que existe certeza de retorno. Quando um membro se dedica a ter sabedoria, sua vida passa a ter sabedoria em abundância, o mesmo sobre o amor que alguém transmite muito ao outro e acaba criando um laço inquebrável. É essa a natureza das coisas, quem é gentil sempre, a vida sempre lhe dará gentilezas, e pra quem é cabeça dura e grosso a vida sempre criará mais dor de cabeça e problemas difíceis que irão fazer a situação piorá para ele. É a lei do karma. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário